quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Contemporânea

A Escola Contemporânea de Dança, Fundada em 1990 por Fatima Suarez na cidade do Salvador na Bahia, foi criada com a proposta de oferecer um ensinamento técnico de dança moderna e dança clássica, aliado a criação coreográfica.

Utilizando o conhecimento artístico como reflexão, e com o propósito de desenvolver as potencialidades dos seus alunos, a escola busca incentivá-los a construir uma autonomia física e moral, valorizando a cooperação e o respeito à diversidade.

O nosso quadro de professores está em constante trabalho de aperfeiçoamento e reuniões onde a prática da pesquisa e da criação é valorizada a fim de que os mesmos possam refletir e discutir sobre suas aulas ampliando o seu conhecimento e a sua autonomia.

Para que a filosofia de ensino da Escola Contemporânea de Dança se concretizasse foram necessários vários estudos, que tornam o seu trabalho diferenciado e marcante na formação de vida dos seus alunos.

Projetos


Projetos de formação para professores em dança

Neste projeto a escola recebe estagiários para um programa de dois anos que inclui um acompanhamento pedagógico, estágios em sala de aula e formação psico-pedagógica para futuros professores.

Curso de formação para professores de dança

Este curso busca levar informações atualizadas sobre as práticas desenvolvidas na Escola Contemporânea, a professores do interior e de outros estados, enfocando o trabalho da técnica de Isadora Duncan.

Jornada de Dança da Bahia

Evento voltado para o aprimoramento do ensino da dança. A programação da Jornada é composta por workshops para dançarinos e professores, aulas abertas, mesas redondas e espetáculos na sua maioria gratuitos. A Jornada acontece a cada dois anos em Salvador.

Espetáculo de encerramento anual

Acontece com a participação intensa dos alunos tanto na criação coreográfica quanto na composição de um roteiro ao final de cada ano letivo. Os espetáculos falam sobre temas contemporâneos.

Invente e experimente

Este projeto visa estimular a criação coreográfica.Aberto aos alunos da Escola Contemporânea a partir de 7 anos que queiram criar trabalhos próprios, a serem mostrados ao público. Na realização deste trabalho o aluno é estimulado a exercer uma compreensão global do que envolve uma montagem.

Entendendo a dança

Projeto composto de seminários, apresentações de dança, vídeos e lançamento de livros. O objetivo deste projeto é possibilitar o acesso a história da dança aos alunos e ao público em geral.

Experiência Natural

Os alunos são convidados a vivenciar a natureza através da dança.Este projeto pode ser estendido para escolas particulares e grupos de adultos.

Palco Alternativo de Dança

A Escola Contemporânea de Ballet aperfeiçoou e desenvolveu este projeto com o objetivo de promover a dança na Bahia, atendendo a uma necessidade dos profissionais de dança e das vocações emergentes de ter onde e como mostrar e testar publicamente seus trabalhos com uma regularidade que assegurasse a desejada continuidade no exercício da sua profissão.

O grande mérito do projeto Palco Alternativo é oferecer aos grupos de dança a oportunidade de poder trabalhar em coreografias de curta duração, sem maiores exigências formais ou acadêmicas, exceto as de nível técnico e cenotécnico, sem imposições estéticas, a não ser as da qualidade do produto artístico, num programa regular que oferecia toda a produção (organização e custos) além de provocar uma louvável postura de cooperação e intercâmbio entre os artistas da classe, desde os profissionais mais experientes aos jovens emergentes.

Comandado pelas jovens dançarinas Daniela Machado e Mayana Magalhães, o palco tem como  intuito de tornar-se cada vez mais presente nas atividades culturais da cidade, abrangendo todas a tendências dos profissionais de dança e estabelecendo um calendário permanente de espetáculos de dança.

Maiores informações no http://www.palcoalternativodedanca.blogspot.com/.